Carta aberta - COTRAMARE

      A COTRAMARE (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis) foi fundada em 2001 apoiada, dentre outros, por projetos de extensão vinculados à Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, como forma de atender as necessidades das famílias que faziam coleta de resíduos no extinto Lixão do Mutirão. Aqueles que outrora sobreviviam num trabalho em ambiente desumano viram sua vida mudar por meio das parcerias e dos projetos de extensão do LTA-Bloco BX/UFCG, através das metodologias de coleta seletiva piloto no bairro da prata, em condomínios, empresas e outros geradores mostrando a possibilidade de recuperação de materiais e inserção na economia circular. Os trabalhadores encontraram então, mais que uma forma de sustento, visibilidade e acima de tudo DIGNIDADE.

      Porém, a pandemia global ocasionada pela difusão do vírus COVID-19, vem afetando a rotina de milhões de brasileiros, o trabalho daqueles que fazem parte da cooperativa também foi modificado. Uma vez que a melhor forma de prevenir o contágio é o isolamento social, muitos estão sem sair das suas casas e, consequentemente, sem realizar suas atividades e comercialização dos materiais, por causa disso terminam passando por dificuldades financeiras, tendo em vista que o dinheiro arrecadado para sustentar a família é através da coleta dos resíduos, seja advindos de condomínios, empresas, comércios ou universidade.

      Reiteramos a necessidade de apoio, principalmente por parte dos poderes públicos, visto que a Lei 084/17 possui diretrizes e objetivos para a inserção destes trabalhadores na gestão integrada de resíduos com a inclusão dos mesmos e que não pode ser ignorada por aqueles que detém o poder de ampará-los neste momento que é tão inesperado e sofrível pra tantas famílias.

      Neste período de isolamento social o Laboratório de Tecnologias Agroambientais da UFCG se solidariza com todos os trabalhadores de base da reciclagem dos empreendimentos do município de Campina Grande que sempre estiveram presentes na coleta seletiva e em nossos projetos ao tempo em que agradece pelo importante trabalho realizado em prol da salubridade ambiental do nosso município, e clama por ações de amparo por meio do poder público municipal de Campina Grande. Que todos nós possamos passar por tudo com saúde, coragem e esperança de dias melhores.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação do LTA na Inauguração de espaços de convivência da UFCG

Fluxograma do Procedimento de Coleta

O que é compostagem?