Educação Ambiental nas escolas

No dia 02 de fevereiro do corrente ano, o LTA, por meio da Coordenadora Professora Luiza Eugênia da Mota R. Cirne, esteve presente na Escola Prefeito Aguitônio Dantas, Frei Martinho, para participar da reunião sobre o Plano Pedagógico para o ano de 2017 da instituição. Na ocasião foi ministrada uma palestra sobre a importância e interfaces com temas ambientais e disciplinas.


O papel da educação ambiental é fundamental para efetivar mudanças e atitudes, comportamentos e procedimentos para jovens, crianças e comunidades, e a inclusão dessas temáticas dentro do plano pedagógico é a garantia que essas mudanças acontecerão. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.

Sendo assim, a inclusão dessa temática, bem como formas de abordagens, procura analisar a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas públicas, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Ensino Fundamental nas escolas públicas, tendo em vista que neste nível os educandos são bastante curiosos e abertos ao conhecimento.

Em um mundo bastante conturbado, no qual vivemos atualmente, em virtude de como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada se faz necessário uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos, sendo importante que estes possam tomar entendimento acerca do que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, e disseminem tal conhecimento para sociedade.

Ainda mais que, a Educação Ambiental, segundo a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal.

Por seu caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo a Educação Ambiental pode contribuir muito para renovar o processo educativo, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimento dos educando em ações concretas de transformação desta realidade.

Referências: 
A importancia da Educação Ambiental nas escolas - Jerusha Mattos.
 
Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. Monalisa Cristina Silva Medeiros, Maria da Conceição Marcolino Ribeiro, Catyelle Maria de Arruda Ferreira.

Postagens mais visitadas deste blog

Participação do LTA na Inauguração de espaços de convivência da UFCG

Fluxograma do Procedimento de Coleta

O que é compostagem?