Como implantar a coleta seletiva no seu condomínio?

Em se tratando do lixo e da coleta seletiva, hoje se vê de tudo. Existem condomínios que já estão avançados nessa questão. Onde a conscientização é maior, há lixeiras coloridas, com a identificação do tipo de lixo que deve ser jogado em cada uma, avisos informando a todos sobre o sistema de coleta no prédio e outros de caráter educativo, incentivando os moradores a assumirem seu papel na gestão do lixo. Em muitos deles, após definida a forma como ocorrerá a coleta seletiva, esta é incluída no Regimento Interno, dada a relevância que tem para todos os condôminos.

Mas se esse não é o caso do seu condomínio, não se alarme, você ou qualquer outro morador pode propor ao síndico que implante a coleta seletiva do lixo. As medidas são simples, mas é preciso investir no diálogo e mobilizar os moradores, para que  compreendam a importância dessa medida, cujos benefícios se estendem a toda a comunidade. Alguns passos podem ser seguidos:
  1. Leve a proposta da coleta seletiva ao síndico;
  2. Mobilize os moradores;
  3. Distribua cartazes educativos sobre a importância da coleta seletiva;
  4. Enfatize a necessidade de separar o lixo orgânico (alimento) do reciclável;
  5. Informe-se sobre projetos e cooperativas de catadores;
  6. Defina onde o lixo ficará até ser recolhido e como será levado para fora do prédio;
  7. Acerte o esquema com os moradores, com o caminhão da coleta e/ou com o catador;
  8. Se for o caso, providencie a instalação da lixeira do reciclável;
  9. Identifique a lixeira do reciclável;
  10. Insira as normas da coleta seletiva no Regimento Interno do condomínio.


No Laboratório de Tecnologias Agroambientais é desenvolvido o Projeto: “Extensão da coleta seletiva em condomínios residenciais, entidades públicas e privadas baseada na experiência da coleta seletiva do Campus I, UFCG – Projeto Coleta Seletiva Solidária” em cooperação com a Cooperativa de trabalhadores de materiais recicláveis - COTRAMARE, que é a principal beneficiária do projeto,  que atualmente conta com uma unidade de coleta e triagem de materiais recicláveis, localizada à Rua Santa Rita, 486 – Jardim Quarenta. 
É composta por homens e mulheres, que vivem da catação, separação e comercialização dos materiais recicláveis. Os catadores atuam como agentes ambientais e precisam de apoio de todos os municípios para o fortalecimento de sua cooperativa.
Para solicitar uma visita para esclarecimentos a cerca da implantação da coleta seletiva solidária em condomínios, basta entrar em contato conosco pelo email blocobx.ufcg@gmail.com ou pelo Disque Coleta UFCG (83) 2101 1188.

Referencias: http://www.blogdolixo.com.br

 

Postagens mais visitadas deste blog

Participação do LTA na Inauguração de espaços de convivência da UFCG

Fluxograma do Procedimento de Coleta

O que é compostagem?