Dia internacional da reciclagem


      O Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura), a ser comemorado no dia 17 de maio. Uma data importante para refletir a respeito de questões ambientais e os impactos das nossas ações sobre o ambiente.
      A maioria das atividades humanas geram algum tipo de resíduo, estes, por sua vez, também afetam o planeta. Dessa forma, deve-se lembrar dos conceitos pautados pela Agenda 21 (ECO-92) Reduzir, Reutilizar e praticar, dentro da Reciclagem, a coleta seletiva, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais. Assim, tentando evitar um maior impacto gerado pelo descarte.
      Esse dia é muito importante frisar a importância das pessoas que trabalham para reciclar os materiais, pois mesmo sem tantas políticas públicas voltadas à coleta seletiva e afins na medida da necessidade, os catadores são os grandes responsáveis pelos altos índices de reciclagem no país. Eles realizam um serviço de utilidade pública, já que com a coleta do lixo e sua venda para reciclagem, diminuem a quantidade de materiais que, caso fossem descartados, ocupariam espaço em aterros e lixões, aumentando o volume de resíduos e diminuindo a vida útil desses espaços destinados ao descarte.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Extensão da UFCG fecha parceria com a EMATER

O que é compostagem?

Rejeito, resíduo ou lixo?